11/06/2007

Uma solução para substituir o Windows???

Surfando na Web você com certeza descobre coisas incríveis. Visitando o site do projeto GNU encontrei uma coisa muito interessante. O ReactOS. É um projeto que está criando um sistema operacional "Windows-like", que visa ser uma alternativa aos usuários de Windows. O ReactOS pretende criar um sistema que seja compatível com o s binários, drivers, inteface gráfica, aplicativos, configuração e etc... No site deles tem dizendo: "Um dos nossos testes com a versão final seá colocar o ReactOS no PC de uma vovó e ela conseguir usar normalmente, sem notar diferença." O ReactOS está na versão 0.3.1 e aí vai uma foto:

Claro que na versão 0.3.1 ainda não está pronto para ser usado no dia-a-dia, mas já dá pra ver o que ele pode fazer. Uma imagem impressionante é a do PowerPoint:


Dá pra ver que o ReactOS tem uma aparência igual à do Windows. Aí a gente pensa: O ReactOS quer competir com o Wine (Interface da API do Windows para linux)? Quer competir com o GNU/Linux? Qual é a do ReactOS? No site www.reactos.org eles dizem que não. O ReactOS tem laços finos com o pessoal do Wine, e importou código do Wine para a parte "user-mode" do sistema. Há empresas que nunca irão usar Linux, por que isso implicaria o custo de treintamento dos funcionários, então é melhor pegar um sistema clone do windows que é livre. Não sabemos que rumos tomarão o projeto do ReactOS, será que a Microsoft vai dizer que estão quebrando patentes? Será que um dia será uma alternativa real para o Windows? Usando programas "tirados da caixa", instalando e já usando? Será que vai competir com o GNU/Linux? Só o futuro sabe... Há também a idéia de tornar o ReactOS compatível com alguns padrões POSIX. Isso põe mais uma interrogação nas questões levantadas por um projeto como esse: vai conseguir rodar programas "Unix-like" também? Será que poderemos rodar GNOME ou KDE, ou outros desktops? Só o futuro pode saber, é esperar para ver. Mais fotos: http://www.reactos.org/pt/screenshots.html

Site do ReactOS: www.reactos.org

Nenhum comentário: