08/06/2007

As origens do software livre e Linux

Andei lendo uns livros sobre sistemas operacionais e um pouco do site do Projeto GNU e descobri coisas interessantes que gostaria de compartilhar com todos.
O movimento do software livre tem suas ráizes desde o primórdio do desenvolvimento de software. Um fato interessante é a história do sistema operacional UNIX. Desenvolvido no Bell Labs, nos Estados Unidos, por Ken Thompson e Denis Ritchie, o UNIX é uma versão castrada do sistema MULTICS, que era um antigo sistema operacional da AT&T. O UNIX foi feito para o minicomputador PDP-7, em assembly, e logo depois foi reescrito em C , e portado para outros computadores da série PDP. Acontece que o computador escolhido pela maioria das universidades eram da série PDP, logo as universidades pediam cópias do UNIX ao pessoal do Bell Labs, que forneciam o UNIX junto com o código fonte. Isso não te parece com software livre?

O primeiro lançamento do UNIX foi o UNIX Version 6, versão que ganhou este nome porque foi descrita na sexta edição do Manual do Programador UNIX. O pessoal da Bell Labs continuou lançando suas versões até o Version 10. A AT&T, nos anos 80, lança o primeiro sistema UNIX comercial, o System III, que não tem muito sucesso e logo é substituído pelo System V. A Berkeley University of California lança o seu BSD(Berkeley Software Distribution), e assim, nos anos 80, ocorreu a predominância do software proprietário.

É então que Richard Stallman, que trabalhava na equipe de inteligência artificial da MIT(Massachusets Institute od Technology), que tinha uma tradição entre seus programadores de ajuda mútua e cooperativismo, decide criar um sistema operacional compatível com UNIX totalmente livre. E assim nasce o projeto GNU.
E algum tempo depois surge a Free Software Foundation, que patrocina o projeto GNU. O projeto GNU começa então a fazer seu sistema operacional (o sistema GNU), fazem tudo, os compiladores, editores de texto, bibliotecas de programação, utilitários de sistema, enfim, tudo o que faz um sistema opercional completo. Mas até agora faltava a parte mais importante do sistema, o kernel. O kernel gerencia todos os recursos de hardware do computador. E já em 1991, encontramos Linus Torvalds, desenvolvendo um kernel baseado no minix (outro sistema Unix-like), para a arquitetura Intel 80386 (i386) dos PC-AT, o Linux. Torvalds distribui livremente seu trabalho na internet e vários programadores de todo mundo começam a ajudar a desenvolver o kernel linux. O projeto GNU adota o kernel Linux e porta o que já tinham feito para o novo kernel, formando um sistema operacional completo. Então o sistema GNU com kernel Linux é chamado de GNU/Linux. O GNU/Linux se torna um sucesso por ser um sistema operacional totalmente livre, estável e seguro, rodando nos microprocessadores de baixo custo dos PCs. Em 1992, surge a primeira dstribuição Linux, o SLS Linux (Softlanding Linux System) feita por Peter MacDonald. O SLS Linux foi popular na sua época, mas os usuários ficaram frustrados com o SLS. Então em Julho de 1993 é lançado o Slackware, feito por Patrick Volkerding. O Slackware logo substitui o SLS, sendo uma distribuição poderosa, somente com pacotes estáveis, contendo poucos ou quase nenhum bug, há quem diga que tem versão do Slackware totalmente sem bugs. Em agosto de 1993, também fruto de frustração com o SLS, nasce o projeto Debian, por Ian Murdock. O projeto Debian segue a filosofia do projeto GNU, e acabou se tornando a distribuição oficial do projeto GNU. Em 1994 é lançado o Red Hat Linux, pela Red Hat Software. O Red Hat Linux introduziu o conceito de "pacotes" de software, tornando fácil a instalação de pacotes. Uma das metas do Red Hat era que fosse uma distribuição fácil de usar. Hoje em dia, o Red Hat Linux, não é mais software livre, e foi substituido pelo Fedora, que é patrocinado pela Red Hat (este texto está sendo escrito no Fedora 7).
Atualmente temos um enorme número de distribuições GNU/Linux, além das citadas, vale mencionar o openSUSE, Mandriva, Ubuntu, Kurumin. O Ubuntu é hoje a distribuição mais usada no planeta, e o Kurumin é a mais conhecida no Brasil. Espero que esse texto ajude pessoas a entrar no mundo do software livre e dos sitemas operacionais GNU/Linux. Por hoje é só...
Qualquer correção por favor enviem para livre.os@gmail.com ou deixem comentários.

www.slackware.com
www.debian.org
www.ubuntu.com
www.opensuse.org
fedoraproject.org
www.mandriva.com.br
www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin

Nenhum comentário: